sábado, 10 de dezembro de 2011

Lista de final de ano

Puxa, já faz quase três meses que não escrevo... e o ano já está terminando.
Em Janeiro deste ano de 2011, troquei a assinatura de meus emails para "2011 + Intensidade em tudo o que faz. Sempre e mais". Foi um dos compromissos que assumi comigo mesmo e que, felizmente, consegui cumprir.
Ontem fui ao cinema e assisti "Noite de Ano Novo" (Trailer aí ao lado pra vocês) e voltei a pensar na minha lista de coisas a fazer, assim como já tinha pensado depois de ver "Antes de Partir".
Lembrei também, ao indicar este e outros tantos filmes aos meus amigos e outros que quero bem, a quantidade de pessoas que não assistiu a nenhum deles, que não fez nada do que eu indiquei.
É, incontáveis tentativas infrutíferas de fazer pessoas sentirem algo bom, experimentarem novas ideias, novas sensações.
Percebi, então, que o mesmo acontece com vários desejos de minhas listas de final de ano. 
Como se eu fosse um grande gênio da Física, falando com nativos de uma tribo secreta do Himalaia, ou um mímico de muito sucesso, fazendo um espetáculo no Santa Luzia (Instituto de Deficientes Visuais), alguns esforços são completamente em vão. 
Nesse ano, coloquei mais Intensidade, até mais qualidade em tudo o que fiz. Esperava conseguir algum retorno, algo mais do que o eco da minha voz, afinal já são trinta anos de trabalho, um bocado de experiência.
Bem longe de estar ressentido, percebi o erro de projeto, a grande falha da minha lista de fim de ano:
Eu espero demais das pessoas!
Talvez as listas tenham de ser egoístas, alguns me diriam. Outros diriam que essas listas são uma grande bobagem, que a gente não escolhe o destino, ou que Deus já escreveu tudo.
Eu e minha rebeldia interior não vamos nos contentar com tão pouco!
Se ninguém quiser me ouvir, também não vai me alcançar. Eu não vou parar, não vou ficar esperando.
Eu vou crescer e, quem seguir o exemplo, poderá crescer também.
Parodiando o Chapolin Colorado: "Sigam-me os bons!"

Vivam o Novo, o Novo Dia, o Novo Ano, outra vez, com uma insistência infantil, imbecil, daquelas que tenta tantas vezes que acaba conseguindo.

Um comentário:

  1. Alexandre:ao contrário da pedagogia (educação para crianças-aceitam tudo sem filtrar nada)os adultos precisam da andragogia pois só aprendem ou retém aquilo que lhes interessa...descobri também nesses 30 e poucos anos que discutir com as pessoas é eficiente mas convencer as mesmas a PRATICAR o que sabemos que funciona é o que realmente faz a diferença.Praticar...mas como alguém vai convencer outra pessoa a praticar?
    Bem para isto não tenho a resposta,pois somente em situação de hierarquia (empresas) é que podemos obrigar os subalternos a se sujeitarem a um treinamento ou a procedimento que melhore sua qualidade de vida.

    ResponderExcluir